quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Chamado



Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” (Gn 12:1-2).
Abraão é conhecido como o pai da fé. O que quer dizer fé?! Segundo o Dicionário Aurélio fé quer dizer: Firme convicção de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.  A Bíblia nos diz que (…) a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (Hb 11:1).
A partir dessa passagem bíblica de Gênesis doze, iremos contextualizar o chamado do Senhor a Abraão em três pontos.
1) O Senhor disse para Abraão sair da sua terra:
O que a palavra terra significa nesse contexto? Terra significa conforto, estabilidade, tranqüilidade. Deus disse para Abraão sair da sua “zona de conforto”. Imagine Abraão nos seus setenta e cinco anos de idade, sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló saindo de sua terra para um lugar desconhecido o qual o Senhor mostraria a ele. Quantos de nós se fôssemos convidados a sair de nossa casa, do nosso conforto para irmos a um lugar estranho concordaríamos de imediato? Abraão disse SIM ao Senhor.
2) O Senhor disse para Abraão sair da sua parentela:
Parentela significa conjunto dos parentes de alguém (AURÉLIO, 2010). Nessa passagem parentela significava afeto, carinho, proximidade de quem se ama. Você já teria que sair de sua terra e ainda teria que largar sua parentela para trás. Pare e se pergunte nesse momento: Largar sua casa, sua mãe, seu pai e todos os seus familiares por amor a Cristo vale a pena? Abraão poderia ter negado de prontidão o pedido do Senhor. Ele o fez? Não! Ele disse SIM ao Senhor.
3) O Senhor disse para Abraão sair da casa do seu pai:
Ser pai significa ser a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assumir o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. (AURÉLIO, 2010). O pai é o alicerce da família, o chefe da casa, o dono do lar. Pai significa segurança, abrigo no momento de medo. Você ama ao seu pai demais não é mesmo? Se o Senhor pedisse para você sair da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai, qual seria a sua resposta para Ele? Não responda agora. Reflita bastante e responda para você mesmo depois essa pergunta. Sabe o que Abraão disse ao Senhor? Ele disse SIM ao Senhor.
Quando Deus constituiu Abrão como o pai de numerosas nações mudou-lhe o nome e passou a se chamar Abraão “Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí”. (Gn 17:5).
Deus pediu que Abraão saísse da sua terra, da sua parentela e da casa de seu pai para a terra que Ele mostraria. O Senhor tinha planos para Abraão que se tornou o pai de uma grande nação! Abraão não rejeitou o pedido de Deus e o Senhor o abençoou grandiosamente. O Senhor te chama! Ele te escolheu desde o ventre da sua mãe. Não negue os planos do Senhor em sua vida. Deixe Deus fazer morada no seu coração, na sua vida, na sua família, no seu lar! Ele quer te abençoar!
Que possamos sempre dizer SIM ao chamado de Deus!

Por Diego da Silva Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário